Portal Destaque

14/06/2024
Educação, Cultura, Turismo, Esporte, Lazer, Assistência Social e Habitação

SOS RS | Benefícios disponíveis aos atingidos pelas chuvas de maio

Benefícios estão disponíveis para as famílias atingidas pelas chuvas do mês de maio em Pinto Bandeira.

No início do mês de maio, o município de Pinto Bandeira, assim como a maioria dos municípios do Rio Grande do Sul, foi gravemente atingido pelas intensas chuvas. Os prejuízos causados foram diversos tanto no âmbito patrimonial quanto humanitário, deixando famílias em estado de vulnerabilidade devido à falta de abrigo e mantimentos. Os altos volumes pluviométricos (740mm) ocasionaram deslizamentos, infiltrações ou ameaça de rompimento de barragens, provocando o desalojamento e desabrigamento de diversas famílias.

Com o objetivo de minimizar os prejuízos, alguns programas estão disponíveis para as famílias que foram atingidas, dentre os quais, destacamos:

• Programa Volta por Cima – tem direito famílias com Cadastro Único na condição de pobre ou extremamente pobre (renda mensal per capita de até R$ 218,00) que estão ou estiveram desalojadas ou desabrigadas, isto é, que tiveram que deixar suas casas em algum momento devido aos eventos climáticos. O valor deste benefício é de R$ 2.500,00 por família, pago em parcela única.
  • Saque FGTS Calamidade: após o Governo Federal reconhecer o estado de emergência do município no dia 31 de maio de 2024, habilitamos o município para que as famílias atingidas possam sacar seu fundo de garantia, até R$ 6.220,00, ficando limitado ao saldo disponível. A solicitação deste benefício é realizada diretamente pelo aplicativo do FGTS do trabalhador.
  • Auxílio Reconstrução: tem direito todas as famílias que estão ou estiveram desalojadas ou desabrigadas. O valor é de R$ 5.100,00 por família e pode ser encaminhado junto ao setor de assistência social com documentos pessoais de todas as pessoas que compõem a família e cópia de uma conta de luz.

A Secretaria Municipal de Assistência Social está à disposição do cidadão para sanar todas as dúvidas e auxiliar no quer for necessário, seja pessoalmente ou através do telefone (54) 99662-3289.