Portal Destaque
menu
conteúdo principal

Notícias

15/12/2023
Saúde

CISGA assina convênio que amplia regulação médica em consórcios públicos intermunicipais


Convênio possibilita a contratação de médicos regulares que irão reforçar a gestão compartilhada do sistema de marcações de consultas especializadas


O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), através de seu presidente e prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari, assinou nesta quinta-feira, 14, convênio com o Secretaria Estadual da Saúde (SES) que possibilita a contratação de Médicos para a expansão do Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon).

Ao todo foram firmados convênios com 12 consórcios públicos intermunicipais para a contratação de 26 médicos reguladores. O objetivo é que esses profissionais reforcem a gestão compartilhada do sistema de marcação de consultas especializadas da Secretaria Estadual da Saúde. Para isso, serão investidos mensalmente em recursos estaduais R$ 390 mil no custeio do serviço.

O ato ocorreu no gabinete da SES, com a presença da secretária Arita Bergmann, representantes dos consórcios conveniados e da presidente da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Agconp), Marcia Rossatto Fredi, prefeita de Fortaleza dos Valos.

A prestação de serviços será realizada por médicos teleconsultores, com carga horária de 30 horas semanais, especializados nas áreas de cardiologia, cirurgia cardíaca, cirurgia geral, cirurgia torácica, cirurgia vascular, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, oftalmologia, oncologia, nefrologia, neurologia, pneumologia, reumatologia, traumatologia ou urologia. Cada médico deverá realizar, em média, 20 ações de regulação por hora.

A secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, agradeceu a presença dos consórcios e frisou que a construção dessa possibilidade que foi formalizada teve que cumprir algumas etapas que demandaram muito trabalho. “O que eu consigo colher hoje aqui da presença de todos os consórcios é de que realmente a parceria está dando certo”.

O presidente Hadair Ferrari, considerou de extrema importância a assinatura do convênio visto que  a falta de médicos é uma realidade de muitos municípios e o convênio entre o CISGA e o Estado além de facilitar contratação de médicos reguladores vai possibilitar a redução da demanda existente na área da saúde.

Para Márcia Rossatto Fredi, presidente da Associação Gaúcha dos Consórcios Públicos (AGCONP), a assinatura do convênio foi uma construção de todos.

“Para nós enquanto Associação Gaúcha foi uma construção durante todo esse ano para enquanto consórcio, estarmos ajudando ainda mais o estado na questão da regulação das consultas, dos exames, das cirurgias, através da contratação desses médicos que vão ajudar a dar celeridade nessa fila, no sistema que hoje precisa tanto da ajuda. Somente unindo forças a gente vai conseguir que isso se agilize ainda mais.   Ele é simples na sua execução, mas foi complexo na sua concretização, então acredito que desse modo conseguimos dar o tom do que nós estamos realizando aqui neste momento, que é um ato muito importante para todos os cidadãos do Estado do Rio Grande do Sul”, destacou a presidente da AGCONP.

O Cisga é constituído pelos seguintes Municípios:  André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis e Vila Flores, que juntos formam uma população de 913.192 habitantes.


Fonte: https://www.cisga.com.br/noticias/cisga-assina-convenio-que-amplia-regulacao-medica-em-consorcios-publicos-intermunicipais

OUTRAS NOTÍCIAS
07 (12)
22-04-2024

Inauguração Pórtico de Pinto Bandeira

O entardecer do último sábado, dia 20/04, ficar&aacut...

VER NOTÍCIA
c9c67878-8c88-418a-b75b-532f0c8cf060
22-04-2024

Abertura 11º Campeonato de Futsal

Integrando as comemorações da Semana do Municí...

VER NOTÍCIA
04
17-04-2024

SEMANA DO ANIVERSÁRIO | Capacitação Comunicação & Turismo

Integrando as comemorações da Semana de Pinto Bandeir...

VER NOTÍCIA
13110952_164560_GD
15-04-2024

Declaração anual de rebanho

A Declaração de Rebanho é uma obrigaç&a...

VER NOTÍCIA
site2
14-03-2024

Processo seletivo simplificado

Estão abertas as inscrições para um novo Proce...

VER NOTÍCIA
site
12-03-2024

CAPACITAÇÃO | Comunicação & Turismo

O Município de Pinto Bandeira, através da Secretaria ...

VER NOTÍCIA