menu
conteúdo principal

Notícias

24/04/2019

II Encontro Microrregional de Mulheres Rurais


Cerca de 700 agricultoras participam do II Encontro Microrregional de Mulheres Rurais no interior de Bento Gonçalves. 96 eram de Pinto Bandeira.


Cerca de 700 mulheres participaram do II Encontro Microrregional de Mulheres Rurais, promovido pela Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi, juntamente com a Emater/AscarSindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Sindicato da Serra Gaúcha, nesta terça-feira, dia 23, na Linha Alcântara, em Faria Lemos, no interior de Bento Gonçalves.

De acordo com o presidente do STR, Cedenir Postal, o evento visa um momento único para as mulheres do interior, com a realização de palestras e atividades de acordo com a demanda solicitada por elas mesmas. Postal ressalta, que foi elaborada uma programação que reuniu assuntos de interesse da classe como aposentadoria e o papel da mulher rural no século XXI. Ele explica que a Reforma e o aumento da idade para se aposentar é uma questão preocupante.

É muito preocupante essa questão de aumentar em cinco anos a idade da aposentadoria das mulheres. Elas que tem jornada dupla, trabalham na roça, acordam cedo, mesmo assim cuidam da casa, não tem 13º, não tem fundo de garantia, não tem férias, enfim, estão numa atividade de risco que é agricultura. Com a proposta da reforma, as mulheres serão as mais penalizadas. Por isso estamos fazendo um movimento para que possamos reverter isso e possamos evitar um retrocesso das conquistas que as mulheres tiveram nos últimos anos“, pontua.

De caráter itinerante, o encontro é realizado em um dos municípios da Microrregião que é composta por Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Santa Tereza.

Conforme a coordenadora da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi, Regina Zanetti, “é um anseio das mulheres do interior de retomarem a integração que não ocorria aproximadamente há 10 anos. De lá para cá, muita coisa mudou e é preciso atualizá-las promovendo um evento que as contemple”.

primeira edição ocorreu em Pinto bandeira em 2018. Agora, a segunda edição, foi decidida através de sorteio e realizada em Bento. Também através de sorteio será definida a sede do próximo encontro, em 2020: Monte Belo do Sul ou Santa Tereza. Um dos palestrantes do dia foi o engenheiro agrônomo e psicopedagogo, Ainor Lotério, que tratou do tema – Mulher: brilho, poder e referência. Segundo Lotério, a evolução e o papel da mulher na sociedade atual é o destaque.

É um tema que evoca a evolução das mulheres na últimas décadas. Elas vem se tornando referência cada vez mais, nos lares, nos negócios, na política, no mundo. As mulheres foram conquistando o poder mas sem deixar para trás a outra parcela da sociedade, porque ela tem um brilho próprio. Ela estuda mais, participa mais das políticas públicas, são sempre as mais envolvidas na educação, nas atividades comunitárias. Então a nossa fala é em torno dessa evolução“, disse.

Para fechar a programação, pós almoço, uma palestra com o tema Mulheres Rurais x Aposentadoria, foi ministrada pela Diretora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Elisete Krinbauer Hintz. Além disso, as mulheres presentes se divertiram com algumas apresentações culturais ao longo da tarde.


Fonte: Airton Ferreira/Central de Jornalismo da Rádio Difusora

OUTRAS NOTÍCIAS
26-02
26-02-2020

Seis novos profissionais tomam posse

Seis novos profissionais tomaram posse na manhã de hoje. Alg...

VER NOTÍCIA
14-02
20-02-2020

Novas posses do Concurso Público

Nos dias 14, 17 e 19 de fevereiro, foram empossados mais profission...

VER NOTÍCIA
11-02
11-02-2020

Empossados novos profissionais do Concurso Público

Nos dias 10 e 11 de fevereiro, tomou posse mais uma turma de nomead...

VER NOTÍCIA
Cards_2
11-02-2020

Volta às aulas

Informamos que o início das aulas da Rede Municipal e Estadu...

VER NOTÍCIA
Posse
07-02-2020

Primeira turma de nomeados no Concurso Público de Pinto Bandeira tomam posse

Tomou posse, na manhã desta segunda-feira, a primeira turma ...

VER NOTÍCIA
unnamed (1)
05-02-2020

Audiência Pública da Saúde

Audiência Pública da Saúde Referente às ...

VER NOTÍCIA