Portal Destaque
menu
conteúdo principal

Notícias

24/04/2019

II Encontro Microrregional de Mulheres Rurais


Cerca de 700 agricultoras participam do II Encontro Microrregional de Mulheres Rurais no interior de Bento Gonçalves. 96 eram de Pinto Bandeira.


Cerca de 700 mulheres participaram do II Encontro Microrregional de Mulheres Rurais, promovido pela Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi, juntamente com a Emater/AscarSindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Sindicato da Serra Gaúcha, nesta terça-feira, dia 23, na Linha Alcântara, em Faria Lemos, no interior de Bento Gonçalves.

De acordo com o presidente do STR, Cedenir Postal, o evento visa um momento único para as mulheres do interior, com a realização de palestras e atividades de acordo com a demanda solicitada por elas mesmas. Postal ressalta, que foi elaborada uma programação que reuniu assuntos de interesse da classe como aposentadoria e o papel da mulher rural no século XXI. Ele explica que a Reforma e o aumento da idade para se aposentar é uma questão preocupante.

É muito preocupante essa questão de aumentar em cinco anos a idade da aposentadoria das mulheres. Elas que tem jornada dupla, trabalham na roça, acordam cedo, mesmo assim cuidam da casa, não tem 13º, não tem fundo de garantia, não tem férias, enfim, estão numa atividade de risco que é agricultura. Com a proposta da reforma, as mulheres serão as mais penalizadas. Por isso estamos fazendo um movimento para que possamos reverter isso e possamos evitar um retrocesso das conquistas que as mulheres tiveram nos últimos anos“, pontua.

De caráter itinerante, o encontro é realizado em um dos municípios da Microrregião que é composta por Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Santa Tereza.

Conforme a coordenadora da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi, Regina Zanetti, “é um anseio das mulheres do interior de retomarem a integração que não ocorria aproximadamente há 10 anos. De lá para cá, muita coisa mudou e é preciso atualizá-las promovendo um evento que as contemple”.

primeira edição ocorreu em Pinto bandeira em 2018. Agora, a segunda edição, foi decidida através de sorteio e realizada em Bento. Também através de sorteio será definida a sede do próximo encontro, em 2020: Monte Belo do Sul ou Santa Tereza. Um dos palestrantes do dia foi o engenheiro agrônomo e psicopedagogo, Ainor Lotério, que tratou do tema – Mulher: brilho, poder e referência. Segundo Lotério, a evolução e o papel da mulher na sociedade atual é o destaque.

É um tema que evoca a evolução das mulheres na últimas décadas. Elas vem se tornando referência cada vez mais, nos lares, nos negócios, na política, no mundo. As mulheres foram conquistando o poder mas sem deixar para trás a outra parcela da sociedade, porque ela tem um brilho próprio. Ela estuda mais, participa mais das políticas públicas, são sempre as mais envolvidas na educação, nas atividades comunitárias. Então a nossa fala é em torno dessa evolução“, disse.

Para fechar a programação, pós almoço, uma palestra com o tema Mulheres Rurais x Aposentadoria, foi ministrada pela Diretora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Elisete Krinbauer Hintz. Além disso, as mulheres presentes se divertiram com algumas apresentações culturais ao longo da tarde.


Fonte: Airton Ferreira/Central de Jornalismo da Rádio Difusora

OUTRAS NOTÍCIAS
07 (12)
22-04-2024

Inauguração Pórtico de Pinto Bandeira

O entardecer do último sábado, dia 20/04, ficar&aacut...

VER NOTÍCIA
c9c67878-8c88-418a-b75b-532f0c8cf060
22-04-2024

Abertura 11º Campeonato de Futsal

Integrando as comemorações da Semana do Municí...

VER NOTÍCIA
04
17-04-2024

SEMANA DO ANIVERSÁRIO | Capacitação Comunicação & Turismo

Integrando as comemorações da Semana de Pinto Bandeir...

VER NOTÍCIA
13110952_164560_GD
15-04-2024

Declaração anual de rebanho

A Declaração de Rebanho é uma obrigaç&a...

VER NOTÍCIA
site2
14-03-2024

Processo seletivo simplificado

Estão abertas as inscrições para um novo Proce...

VER NOTÍCIA
site
12-03-2024

CAPACITAÇÃO | Comunicação & Turismo

O Município de Pinto Bandeira, através da Secretaria ...

VER NOTÍCIA