Portal Destaque
menu
conteúdo principal

Notícias

03/12/2018
Educação, Cultura, Turismo, Esporte, Lazer, Assistência Social e Habitação

Será na próxima sexta-feira o lançamento do livro que conta a história dos Capitéis


A partir das 20 hrs no Salão Paroquial, lançamento do livro


 

As histórias sobre cada um dos 113 capitéis encontrados no território da antiga Colônia Dona Isabel estarão reunidas em uma obra literária cujo lançamento acontece neste mês de dezembro. Durante dois anos, o jornalista Fabiano Mazzotti percorreu milhares de quilômetros para fotografar e conhecer as motivações de cada uma das pequenas capelas existentes à beira de estradas em Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.

O trabalho conta com o suporte de uma pesquisa organizada pelas professoras Carmelina Ferrari, Leonides Ferrari, Loiva Carraro, Nelcy Ballista e Sueli Ferrari. Em 1981, como alunas de pós-graduação em folclore da Faculdade Palestrina, de Porto Alegre, elas juntaram informações entrevistando pessoas que já não estão mais vivas. Com esse material, Mazzotti aprofundou a pesquisa com novas conversas junto a familiares dos envolvidos na construção de cada capitel ainda existente, dividindo a autoria com as mulheres que possuem de 72 a 92 anos de idade.

As páginas do livro apresentarão histórias de 113 oratórios. As motivações da existência de cada capitel saem do anonimato para ganharem visibilidade em um projeto de elevado significado comunitário e histórico. Atraentes aos olhos de quem transita por caminhos dos quatro municípios envolvidos na edição, os capitéis são um elemento que configuram a identidade do povo local no aspecto religioso. São edificações que demonstram a fé dos antepassados e reflexo de uma herança trazida da Itália pelos imigrantes. Mais do que construções de madeira, pedra ou tijolos, são símbolos que representam o elo entre o homem e suas crenças. 

Além do livro impresso, o projeto também apresenta uma versão sonora. Um CD com a gravação de todas as histórias surge como o primeiro trabalho desse tipo para as quatro cidades envolvidas. O ineditismo alia-se à nobre sensibilidade em oferecer acesso de conteúdo a pessoas portadoras de deficiência visual. 
O primeiro lançamento acontecerá em Pinto Bandeira, dia 7 de dezembro, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, às 20 horas. A entrada é gratuita. Nas quatro ocasiões de apresentação da obra, os livros estarão sendo vendidos pelo preço promocional de R$ 70,00. Aprovado pelo Ministério da Cultura, o trabalho tem patrocínio das empresas Ceran, Meber Metais, Roseflor Alimentos, Vinícola Aurora e Adubare Compostos Orgânicos. Os quatro municípios contemplados no projeto apoiam a obra cultural.

Lançamentos:
07/12.  Pinto Bandeira. Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. 20 horas
12/12.  Bento Gonçalves. Salão Paroquial da Igreja Matriz Santo Antônio. 20 horas
13/12.  Santa Tereza.  Prefeitura Municipal.  20 horas
17/12. Monte Belo do Sul.  Salão Paroquial da Igreja Matriz São Francisco de Assis. 20 horas
Após o lançamento do livro haverá uma confraternização, a organização convida a todos moradores do município que participem e tragam um prato de alimento para celebrarem o evento.


OUTRAS NOTÍCIAS
04
17-04-2024

SEMANA DO ANIVERSÁRIO | Capacitação Comunicação & Turismo

Integrando as comemorações da Semana de Pinto Bandeir...

VER NOTÍCIA
13110952_164560_GD
15-04-2024

Declaração anual de rebanho

A Declaração de Rebanho é uma obrigaç&a...

VER NOTÍCIA
site2
14-03-2024

Processo seletivo simplificado

Estão abertas as inscrições para um novo Proce...

VER NOTÍCIA
site
12-03-2024

CAPACITAÇÃO | Comunicação & Turismo

O Município de Pinto Bandeira, através da Secretaria ...

VER NOTÍCIA
site
23-02-2024

IPTU e Taxa de Lixo 2024

Já estão disponíveis os boletos para pagamento...

VER NOTÍCIA
e967def5-9a21-40c0-a62d-5ba0c72203ea
31-01-2024

Apresentado plano de ação de Emergência das PCHs do Rio da Prata

Na manhã do dia 31 de janeiro, representantes da empresa Hid...

VER NOTÍCIA